Tabela de Cruzamento Rh – Tipo Sanguíneo Positivo e Negativo

segunda-feira, 13 de junho de 2016 40 comentários

Tipo Sanguíneo

Observação: o tipo de sangue é formado por dois sistemas distintos e com cruzamentos distintos, vamos aqui abordar o sistema Rh (definido pelo fator Rh – tipo de sangue positivo ou tipo de sangue negativo), também existe o sistema ABO (definido pela letra que dá o nome ao tipo de sangue: A ou B ou O ou AB). Nos dois sistemas o tipo de sangue é definido pelo cruzamento de dois genes (genótipo que pode ser homozigoto “genes iguais” ou heterozigotos “genes diferentes”). fator Rh o tipo de sangue pode variar entre positivo ou negativo. Para compreender esse tipo de cruzamento basicamente temos que entender que o sangue positivo (R) é geneticamente predominante sobre o tipo negativo (r) e geneticamente a pessoa tem dois genes para esse tipo de sangue baseado no Fator Rh (R ou r), então uma pessoa pode ser (RR, Rr ou rr). Diferente do sistema ABO onde a pessoa tem mais genes possíveis:
Para o
  • RR é positivo (+)
  • Rr é positivo (+)
  • rr é negativo (-)
Tabela simples do Cruzamento dos tipos de sangue:
  • Positivo com Positivo = Positivo (75%) ou Negativo (25%)
  • Positivo com Negativo = Positivo (50%) ou Negativo (50%)
  • Negativo com Negativo = Negativo (100%)
Tabela complexa do Cruzamento dos tipos sanguíneos:
  • RR (+) com RR (+) = sempre RR (+)
  • RR (+) com Rr (+) =  RR (+) 75% e Rr (+) 25%
  • RR (+) com rr (-) =  sempre Rr (+)
  • Rr (+) com Rr (+) = RR (+) 25%, Rr (+) 50% e rr (-) 25%
  • Rr (+) com rr (-) = Rr (+) 50% e rr (-) 50%
  • rr (-) com rr (-) = sempre rr (-)

40 comentários:

  • Anônimo disse...

    Meu marido não sabe ao certo qual o tipo de sangue dele se é negativo ou positivo mas é A...E o meu é no primeiro exame eu grávida deu que era O+ só que quando tive meu filho eu tive que tomar uma injeção pq disseram que meu sangue era O- e o do meu filho O+...se o do pai dele for A- e se o meu for realmente O- será q é mesmo possível ter um filho de sangue O+?

Postar um comentário