Ministério do Ensino

terça-feira, 16 de dezembro de 2014 0 comentários
Pesquisa da OCDE(Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento) mostra que 67% dos jovens brasileiros que conseguem chegar ao fim do ensino fundamental não têm conhecimentos mínimos de Matemática esperados mundialmente para aquele estágio; 18,8% não tinham capacidade mínima de leitura e 54% não dominavam os conceitos básicos de ciências. 
No entanto, em pesquisa do IBOPE, 34% consideram o ensino público brasileiro ótimo ou bom; 44% regular e apenas 21% péssimo. Ou seja, estamos satisfeitos com os maus resultados no ensino fundamental, que só 71% dos matriculados concluem aos 16 anos. Depois disso, não há nada que nos dê esperança ou alento. No ensino público começam as diferenças que as cotas não serão capazes de consertar. 
O que prepara para o ensino é a educação. E essa não se encontra na escola. Educação é em casa. 
É lá que se aprende a respeitar os outros, a cultivar a verdade, a não ser egoísta, a se comportar em coletividade, a respeitar as leis, a cumprir compromissos, a ter disciplina, a obedecer, a ter curiosidade de aprender. É em casa que descobrimos o imenso prazer de aprender, que nos acompanha por toda a vida, a cada hora de cada dia. Professor não é tio nem tia. Muito menos pai e mãe. 


0 comentários:

Postar um comentário