
A menstruação ocorre como consequência da preparação do organismo para uma possível gravidez. Neste processo de preparação, os ovários produzem grande quantidade de estrogênio e progesterona, hormônios necessários no período de gravidez. O endométrio, por sua vez, se desenvolve liberando os óvulos do folículo que são encaminhados para as trompas marcando o processo de ovulação. A partir desse processo, o organismo já está pronto para receber um espermatozoide e fecundá-lo, caso isso não ocorra, esses se decompõem e formam o fluxo menstrual.
O fluxo menstrual se manifesta uma vez ao mês podendo ter duração de dois a seis dias e quantidade variável. Pode ser regular se sempre ocorrer num período semelhante como de 28 a 28 dias com duração aproximada, e irregular se o fluxo apresentar variação de ciclo para ciclo em relação à quantidade e duração.
A menstruação pode ser prevista a partir de manifestações que ocorrem antes da menstruação como dor de cabeça, cólicas, dor nas mamas, irritabilidade, ansiedade, retenção de líquidos, desejo por alimentos e cansaço. A essas manifestações dá-se o nome de Tensão Pré-Menstrual ou simplesmente TPM que designa as manifestações biológicas e psicológicas.
0 comentários:
Postar um comentário