1 - Observe o esquema abaixo.
Sobre a estrutura e as funções desempenhadas por esta organela na célula, assinale a alternativa correta.
a) Frequentemente observada ao redor do núcleo, é constituída por um sistema de membranas interconectadas, formando cisternas.
b) Quando associada a ribossomos, esta organela participa da síntese de proteínas.
c) É responsável pelo processamento de proteínas, bem como pelo transporte, endereçamento e secreção de substâncias.
d) É responsável pela glicosilação de proteínas e pela síntese de lipídios.
e) Contém enzimas hidrolíticas em seu interior e apresenta como função principal a digestão intracelular.
Tema: Citologia
Tópico: Organelas Celulares
Gabarito: Letra C
Comentário
A organela retratada é o complexo golgiense, com seu formato típico semelhante a uma pilha de pão árabe, que assim como o retículo endoplasmático também forma cisternas porém, não fica circundando o núcleo. O golgi é o centro de recepção, processamento e remessa de inúmeras substâncias na célula. Antes dos dictiossomos do golgi secretar seus produtos por meio de vesículas em brotamento a partir de sua face trans, ele classifica esses produtos e os "etiqueta" (por meio de fosforilações) como códigos postais para serem direcionados para várias partes da célula.
2 - A relação encontrada entre as algas e os fungos que compõem os liquens representa um dos mais conhecidos exemplos de associação simbiótica mutualística. Sobre esta interação ecológica e os organismos envolvidos, é correto afirmar:
a) a simbiose entre algas e fungos é um tipo de interação harmônica intraespecífica.
b) nas relações simbióticas há o benefício de apenas um ou de ambos os organismos envolvidos.
b) nas relações simbióticas há o benefício de apenas um ou de ambos os organismos envolvidos.
c) as algas são fotossintetizantes e os fungos são seres heterótrofos.
d) as leveduras e os fungos responsáveis pelo mofo ou bolor são exemplos de fungos unicelulares.
e) as algas são organismos procariotos e os fungos são eucariotos.
Tema: Micologia
Tópico: Liquens
Gabarito: Letra C
Comentário
A simbiose entre algas e fungos é uma interação harmônica interespecífica do tipo mutualística, ou seja, há o benefício para ambos os organismos envolvidos. Os fungos, que são eucariotos heterotróficos, envolvem as algas, seres unicelulares, eucarióticos e fotossintetizantes. Embora as leveduras sejam fungos unicelulares, os bolores causadores de mofo, os zigomicetos como oRhizopus stolonifer, são pluricelulares. Eu só gostaria de salientar que quando os componentes de um líquen são separados em laboratório, raramente eles continuam a crescer por si próprios. Por mais de um século, os biólogos têm percebido que os liquens evoluíram por meio de muitas associações simbióticas independentes. Tais associações provavelmente começaram em resposta ao ataque pelo fungo sobre um protoctista fotossintetizador. O ataque se tornou uma trégua permanente, e os dois parceiros passaram a existir de uma forma única. Os liquens sintetizam compostos, tais como ácidos liquênicos e pigmentos, que estão ausentes em algas e fungos individuais, quando crescem separados.
3 - A fotossíntese é o processo pelo qual a energia luminosa é utilizada na síntese de compostos carbonados complexos. Sobre este processo, é INCORRETO afirmar:
a) a fotossíntese ocorre em duas etapas: a fase clara, dependente de luz, e a fase escura, independente de luz.
b) as reações luminosas ocorrem na membrana dos tilacoides nos cloroplastos.
c) o principal pigmento de absorção de luz é a clorofila.
d) durante a fase clara da fotossíntese são produzidas moléculas de ATP e NADPH.
e) a redução de CO2 a carboidratos representa a fase escura da fotossíntese e ocorre no interior dos tilacoides.
e) a redução de CO2 a carboidratos representa a fase escura da fotossíntese e ocorre no interior dos tilacoides.
Tema: Bioenergética
Tópico: Fotossíntese
Gabarito: Letra E
Comentário
O erro está na alternativa "E" pois a fase escura da fotossíntese (etapa química ou enzimática), momento em que por meio do Ciclo de Calvin o gás carbônico sofre redução e vira carboidrato, ocorre no estroma do cloroplasto e não nos tilacoides como o indicado.
4 - A história evolutiva das plantas está relacionada com a ocupação progressiva do ambiente terrestre e com a maior independência da água para reprodução. Neste contexto, as angiospermas, representantes do Filo Anthophyta, são um grupo de extrema diversidade e sucesso na ocupação dos mais diversos ambientes. Dentre as características mais marcantes neste grupo, está o surgimento da flor. Sobre as angiospermas e as características gerais das flores, assinale a alternativa INCORRETA:
a) dentre as angiospermas, existem duas classes principais: as monocotiledônias e as eudicotiledônias.
b) pétalas e sépalas são partes que compõe as flores de angiospermas e, ao conjunto desses elementos, dá se o nome de cálice e corola, respectivamente.
c) os estames são as peças florais que portam os gametas masculinos (nos grãos de pólen).
d) após a fecundação, os óvulos contidos no carpelo se desenvolvem em sementes.
e) os carpelos, que formam o ovário, se desenvolvem em fruto após a maturação e liberação das sementes.
e) os carpelos, que formam o ovário, se desenvolvem em fruto após a maturação e liberação das sementes.
Tema: Botânica
Tópico: Grupos vegetais
Gabarito: Letra B
Comentário
O erro está na alternativa "B" pois em uma flor o conjunto de pétalas chama-se corola e o conjunto de sépalas chama-se cálice - perceba que ocorreu uma troca! Os órgãos florais - sépalas, pétalas, estames e carpelos - estão ligados a uma parte do caule denominado receptáculo. Estames e carpelos são órgãos reprodutivos, e sépalas e pétalas são estéreis. Alguns alunos me questionaram logo após a prova se a alternativa "C" também poderia estar errada, afinal o pólen não é o gameta masculino. Porém, não há problema nenhum em dizer que os estames são peças florais que portam os gametas masculinos (núcleos espermáticos) que são gerados no interior dos grãos de pólen. O conjunto de estames compõem o androceu, o aparelho reprodutor masculino da flor.
5 - Muitos invertebrados apresentam um sistema circulatório em que o sangue não circula dentro de capilares, mas sim, banha diretamente os tecidos. Neste sistema, o sangue (ou hemolinfa) é bombeado para uma cavidade (hemocele) situada entre o ectoderma e o endoderma. Com base nisso, assinale a única alternativa em que o invertebrado mencionado não apresenta este tipo de circulação.
a) Insetos.
b) Crustáceos.
c) Moluscos bivalves.
d) Cefalópodes.
e) Caramujos.
Tema: Zoologia
Tópico: Invertebrados
Gabarito: Letra D
Comentário
O texto descreve a circulação aberta ou lacunar. Dentre todos os animais mencionados apenas os moluscos cefalópodes (polvos, lulas e náutilus) apresentam circulação fechada com capilares, artérias e veias, por isso esses animais apresentam movimentos rápidos. Esses animais também possuem órgãos sensoriais bem desenvolvidos e cérebro complexo. A habilidade de aprender e se comportar de maneira complexa é provavelmente mais crucial para predadores que se movem rápido do que para animais sedentários como os mariscos.
0 comentários:
Postar um comentário